O Museu da arte e história do Judaísmo de Paris é um museu situado na rua do Templo em Paris, num bairro histórico da capital francesa, o Marais, conta a história das comunidades judaicas ao longo de séculos, com o seu património e tradições culturais. Em particular, este museu retrata a história dos judeus em França, sendo que uma boa parte deles são judeus de origem portuguesa (sefarditas), que fugiram de Portugal para escapar às perseguições e à Inquisição portuguesa.
Aqui se encontram importantes documentos que relatam a história do Caso Dreyfus (cartas, jornais etc). Entre os artistas expostos encontramos Chagall, Modigliani, Soutine, kikoine, entre outros.
Aqui está também exposto o primeiro livro publicado em Lisboa e um dos primeiros publicados em Portugal, o Comentários sobre o Pentateuco, impresso em Lisboa em 1489.
Um povo sem história é um povo sem memória e, talvez, não haja melhor lugar para se conhecer os diferentes aspectos da história dos povos do que em um museu. Esta talvez seja uma das razões pelas quais a maioria das principais capitais do mundo e também pequenas cidades e povoados possuam, pelo menos, um museu judaico. Há também uma lenda, segundo a qual o patriarca Abrahão apascentava seus carneiros nas montanhas de Alepo. Daí o nome árabe Halab, que significa leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário