sábado, 10 de abril de 2010

Informações sobre Programas Oficiais de Assistência ao idoso

Em paris as reduç ões e isenções de tarifa do transporte público municipal concedidas aos idosos contemplam apenas os residentes na França através de dois documentos distintos: a Carte Rubis e a Carte Améthyste. A Carte Rubis é expedida pelos centros de ação social de Paris e é reservada aos parisienses que se enquadrem nos critérios estabelecidos de recursos, idade, domicílio e aposentadoria ou a antigos combates e viúvas de guerra. Já a Carte Améthyste é dedicada aos aposentados e portadores de necessidades especiais residentes na França. Portanto, em Paris o idoso paga a mesma tarifa de transporte público que os demais usuários – apenas crianças menos de 4 anos não pagam se viajarem no colo e crianças entre 5 e 10 anos pagam meia tarifa.

Tanto o metrô quanto os ônibus tem assentos de uso preferencial para idosos e demais beneficiários desse direito. Esses assentos são indicados por uma etiqueta com dizeres Places Réservées.Os locais dos assentos reservados no metrô variam de acordo com a linha/modelo do trem .Na linha 1 do metrô , por exemplo, os assentos reservados estão localizados próximos á articulação que liga um vagão ao outro .Nas demais linhas os assentos reservados costumam estar entre uma porta e outra dos vagões . Nos ônibus os acentos preferenciais são os mais á frente e também estão sinalizados – para facilitar a identificação os assentos preferenciais nos ônibus normalmente têm o revestimento amarelo, enquanto os demais assentos são de cor verde.

Informações sobre a RENDA DAS FAMÍLIAS NO ESTADO


A França encontra-se em um processo de transição de uma economia com forte intervenção governamental para uma economia mais liberal. Muitas empresas estatais foram privatizadas, mas o governo ainda detém o controle acionário de varias empresas importantes, como a Air France, France Telecom, Renault e Thales. Além disso, o governo ainda domina alguns setores, como produção de energia elétrica, transporte público e indústrias voltadas à defesa nacional.


O setor de telecomunicações vem gradualmente sendo aberto à competição. A carga de impostos é uma das mais altas da Europa (43,8% em 2003).


Dados Econômicos

Moeda: euro.

PIB: US$ 1,737 trilhões (2004 estimado).

PIB per capita: US$ 28.700 (2004).

Taxa de crescimento do PIB: 2,1% (2004).

Taxa de desemprego: 10,1% (2004).


Informações sobre a estrutura de atendimento

UNIDADES AMBULATORIAIS E HOSPITALARES DA REDE

PÚBLICA DE PARIS

  • A cidade inclui os subsídios para as escolas, saneamento e cuidados infantis. O estado também financia os hospitais públicos, os custos de bem-estar e até 10% do orçamento da cidade é para o saneamento.
  • A cidade conta hoje com 14 maternidade em atividade.
  • Em Paris entre hospitais e clinicas existem cerca de 150 unidades de saúde.

Dados sobre a DEMOGRAFIA, informações sobre a população.

A população total de Paris conforme dados da ONU, em 1º de janeiro de 2005 era cerca de 2.159.600 habitantes, isto é um declínio de aproximadamente 25% em comparação aos dados de 1929, quando a população da cidade chegou a um máximo de 2,9 milhões, 19,4% da população de Paris são nativos de outros paises que não a França, e 4,2% eram imigrantes recentes, pessoas que não viviam no país antes de 1990. Em Paris não a um numero considerável de idosos, a idade da população média é de 34 anos, isso acontece devido a dois fatores distintos, de um lado jovens adultos vêm se instalar na cidade para trabalhar ou estudar, de outro, muitos parisiense acabam saindo da cidade para viver a aposentadoria em outras cidades mais tranqüilas no interior da França por conta disso, estima-se que no total 60.000 parisienses sejam “renovados” a cada ano assim a cidade de Paris tem o menor índice de mortalidade do país. 19,4% da população de Paris são nativos de outros países que não a França, e 4,2% eram imigrantes recentes. – Em 2008 foram registrados 30.623 nascimentos em Paris.

Nesse mesmo ano, havia 75.000 crianças entre 0 e 3 anos de idade vivendo na cidade.

A idade média em que as mamãe parisienses têm o seu primeiro bebezinho é de 31,4. A media Francesa é de 29,7 anos.

Existem em média 1,62 filhos por casal na cidade de Paris. A media Francesa é de 1,96.